UNIVERSALISMO, SERÁ?

Se o pecado entrou no mundo sem nossa escolha.

Se herdamos o pecado independente da vontade.

Porque a salvação é diferente?

Se o pecado entrou pelo primeiro Adão na vida de todos os homens.

Porque a vida do segundo Adão, Cristo, não entra em todos automaticamente?

Este é um dos postulados do universalismo, sendo assim a salvação e o perdão dos pecados são estendidos a todos independente de sua vontade ou mesmo da vontade de Deus, pois há que haver co-relação entre os resultados de nossos representantes diante de Deus.

Não sou dado a filosofar, talvez por isso não acompanhe o raciocínio que leva a este universalismo.

Não acredito que seja possível (embora exista este pensamento) chegar a uma conclusão definitiva no assunto, pois viaja por premissas inválidas, uma vez que os representantes da humanidade, no caso, têm funções diferentes.

ADÃO,

Criado por Deus com a incumbência de gerar descendentes que povoassem a terra e fossem amigos de Deus, vivendo em liberdade, porém, com uma única restrição: Não comer da Árvore da Ciência do Bem e do Mal, na verdade o principio aqui é a Obediência.

Por não ter ainda gerado descendentes, toda a humanidade está encerrada em Adão, pois ele a gerará (potencialidade), ele tem a semente da humanidade!

Com a escolha livre Adão opta por comer do fruto proibido, quebrando assim o preceito, ou principio que Deus havia estabelecido, abrindo a porta para que o mal (natureza pecaminosa) se instalasse nele e em sua descendência.

Como todos (criacionismo) são gerados por Adão, após o pecado, todos herdam (herança espiritual) de Adão esta natureza pecaminosa! Em Adão toda a humanidade se torna pecadora – por herança, sem que tenhamos optado por isto, recebemos a natureza pecaminosa. (isto é um decreto divino)! Assim temos o seguinte quadro:

Nossa herança Adâmica:

(1) – Genética – nos faz seres humanos.

(2) – Espiritual – nos faz pecadores, escravos do "pecado".

Há um grande hiato temporal, onde Deus procura se relacionar com o ser humano, baseado em seus sentimentos e, suas respostas rituais ou cerimoniais.

Resta provado que o homem cerimonialmente ou ritualisticamente não consegue manter um relacionamento estável com Deus por causa de sua "natureza pecaminosa" que o afasta sistematicamente de Deus, levando-o a pratica de idolatria, rituais pagãos e etc.

No tempo determinado Deus nos dá outro representante, todavia, com funções diferentes daquelas que Adão tinha.

JESUS

Gerado por Deus, através do Espírito Santo, em Maria, Jesus é o Deus Filho encarnado, ou seja, Deus Filho se esvazia de sua divindade (Fp 2.5-11), submete-se ao Espirito Santo e é gerado no útero de Maria, com a finalidade de restaurar o relacionamento do ser humano com Deus! {cabe uma discussão teológica sobre a participação de Maria na formação da humanidade de Deus filho, todavia, a mim me parece claro que um óvulo de Maria foi fecundado pelo Espirito Santo com a pessoa de Deus Filho despojado se sua glória, pois o Profeta Isaías diz: A virgem CONCEBERÁ (….) (Is 7.14) ora, conceber é ter o óvulo fecundado!} Todavia, já através dos Profetas Jeremias, Ezequiel e Oséias, Deus havia dito que mudaria o modus operandi de seu relacionamento com o ser humano, antes este relacionamento estava estabelecido no cumprimento de regras e cerimonias, agora, na Nova Aliança, este relacionamento estará baseado na resposta do Ser humano à Obra da Cruz, através da fé em Cristo Jesus!

Jesus gera uma nova criação unicamente espiritual!

Aqui reside a dificuldade da universalização da Salvação, pois, Cristo não gera filhos (descendentes) físicos, mas sim, espirituais e não para si, mas para seu PAI, através da adoção pelo seu sangue, i.e., pelo seu sacrifício na cruz!

Assim, podemos dizer que: Adão gera descendentes físicos e espirituais e, em Jesus Cristo, por adoção através do sacrifício substitutivo, Deus gera unicamente, filhos ou descendentes espirituais!

Deste modo não há como baseados na representatividade de Adão e Jesus, gerarmos um pensamento universalista sobre a herança do pecado e a herança da Salvação.

Este é o meu pensamento.

PAZ

Pr Coura.

Anúncios