A FÉ É SEMPRE TESTADA!

Pr. Paulo Coura

Nós Cristãos sempre afirmamos ter Fé e viver pela FÉ, dizemos isso muitas vezes sem ao menos ter a mínima noção do que isto significa!

Acreditamos que pelo fato de termos Nascido de Novo, por termos recebido a Fé salvadora, temos tudo o que precisamos! E na verdade temos, mas não entendemos como funciona realmente, pois em nossos dias fala-se da FÉ, mas não se ensina sobre FÉ!

O Apostolo Paulo ao escrever sua carta aos Romanos no capitulo dez versículo dezessete diz que a fé (Sobrenatural e Salvífica) vem pelo Ouvir a Palavra de Deus!

A pergunta agora é: O que é a Palavra de Deus neste momento? Como saber que Deus é que está falando? Será que isso é só para o momento inicial? Apenas para o Novo Nascimento? E a vida subsequente? Como poderemos viver de fato pela fé?

O contexto do versículo 17 é todo o capítulo e o Apostolo está ensinando sobre Salvação, e ele afirma que a salvação está baseada na Obra de Cristo na cruz, na Pessoa de Cristo e no proposito de Deus. Assim a fé vem pelo ouvir não sobre os milagres de Cristo, mas sobre o propósito soberano de Deus em reunir em Cristo todos os povos e nações! Ouvir sobre a Pessoa de Cristo, Deus Filho, que se despojou de sua glória e encarnou-se (nascendo como homem) e viveu durante 33 anos neste mundo como um homem comum deve viver: justa, correta e puramente! Sem cometer pecado, embora este o assediasse, embora em suas limitações físicas ficasse exposto à tentação e possibilidade de erro ou pecado, ele escolheu mesmo com lágrimas e dores o caminho da obediência! Entregou-se a morte de Cruz dentro do projeto Divino de ser o substituto da humanidade, morreu, foi sepultado e três dias depois vence a morte, rompendo as cadeias do inferno e reassumindo seus atributos, agora na condição de verdadeiro homem e verdadeiro Deus!

Esta verdade, a verdade divina produz a FÉ!

Vivemos dias de relatividade e os seres humanos criam verdades paralelas, ou seja, cada um tem a “sua” verdade!

Mas o que o próprio Jesus afirmou é que existe uma verdade, apenas uma, e esta verdade é “ELE, Jesus”!

Tendo ouvido o evangelho a fé veio ao nosso coração, a fé sobrenatural, a fé que é dom, presente, de Deus e operou em nós a Salvação pela ação do Espírito Santo! Agora temos Fé! Temos toda a fé que precisamos pra viver, toda a fé que precisamos pra sermos vitoriosos em todas as circunstâncias pra glória de Deus!

Sempre que pensamos ou ouvimos sobre a fé, pensamos ou ouvimos sobre curas, milagres e vitórias! Mas, automaticamente fixamos nossa atenção no resultado! Olhamos para a cura maravilhosa de um câncer terminal, olhamos para a grande vitória sobre as circunstâncias, quando depois de um terrível acidente de transito estamos inteiros e sem um arranhão, olhamos pra vitória do homem de Deus que iniciou seu ministério com dificuldades financeiras enormes e hoje está vivendo uma vida plena e de fartura! Olhamos sempre para o resultado! E, anestesiados pelos resultados não conseguimos enxergar os caminhos que levaram a estes resultados, não enxergamos as lágrimas, o desespero, o sofrimento, a apreensão e as privações que foram sofridas, mas todas vencidas pela perseverança e FÉ! Aliás, sem perseverança não há fé!

Passei por algo assim nestes dias. Fui convidado a participar de uma reunião com a liderança de uma missão que apoia missionários nacionais (em missão transcultural) e, que estava interessada numa parceria como nosso trabalho indígena!

Aceitei o convite e como a data era próxima da liberação da ajuda de custo, não fiz nenhuma provisão pra viagem. Chegou o dia e não possuía comigo dinheiro suficiente para a viagem e hospedagem na cidade onde iria ficar! Pensei em desistir! Tentei comprar a passagem com o cartão de credito, não deu, era época do pagamento da fatura e embora tivesse pago com antecedência, o sistema travou o cartão! Depois de orar, tomei a decisão de ir mesmo correndo riscos de ser envergonhado pela falta de recursos! Era um teste para minha FÉ no Deus provedor! Ao chegar à cidade para onde me dirigi tinha em meu poder apenas R$ 2,00 (dois reais)! E agora? E se o Pastor que ficou de me esperar na Rodoviária não estivesse lá? Como iria me hospedar em um hotel sem ter condições pra isso? Duvidas e apreensões assaltaram-me! Mas, Jeovah-Jireh estava em ação! O Deus provedor já havia providenciado tudo! O pastor estava lá, me recebeu com carinho e atenção, levou ao hotel e avisou ao recepcionista que a despesa de hospedagem era de responsabilidade da Igreja, Aleluia! Ufa! Duas das minhas apreensões estavam definitivamente resolvidas! Mas ainda restava a questão do retorno e, se depois da reunião na segunda feira, a ajuda de custo da missão onde presto serviços não fosse depositada? De repente, pouco antes de sua partida o pastor me convida a ministrar no culto que iniciaria dentro de 30 minutos, feliz com a possibilidade de ministrar e falar sobre nosso projeto indígena aceitei! Cheguei atrasado ao culto, que já estava em andamento, me maravilhei com os cânticos, alegrei-me com uma igreja repleta e contrita na presença do Senhor! Ministrei, apresentei o Projeto Brasil Transcultural, cantei, celebrei ao Senhor, esqueci-me da apreensão que tinha estado presente em meu coração ate minutos antes daquele culto!

Depois que devolvi a palavra ao Pastor o ouvi dizer: Vamos levantar uma oferta especial para o Pastor Paulo Coura! Jeovah-Jireh estava novamente em ação! Bem para a gloria de Deus, o que entrou de oferta naquele momento foi mais que suficiente pra pagar minhas passagens de ida e volta, e, sobrou ainda uma quantia razoável! Aleluia! Deus esta no controle de todas as coisas. Mesmo em detalhes mínimos podemos ver sua mão poderosa agir, e só nos dispormos a fazer a obra do Senhor com coragem e renuncia de nossas apreensões e depositarmos nossa confiança nele, o grande JEOVAH-JIREH!

Minha fé foi testada mais uma vez!

Deus podia muito bem ter provido com antecedência tudo o que eu necessitava para aquela viagem. Sim, podia, mas e eu? Será que teria reconhecido sua atuação tão presente? Será que estaria tão grato como estou?

Deus prova nossa fé! Mas a prova de nossa fé produz gloria a Ele, produz gratidão em nossos corações! Não devemos fixar nossos olhos apenas nos resultados, mas devemos olhar para os caminhos que Deus escolheu para que estes resultados sejam alcançados, pois assim veremos sua mão poderosa agindo, controlando as circunstancias a nosso favor!

Que Deus nos leve a olhar para as circunstancias como caminhos para o milagre!

O mar à frente é oportunidade para atravessarmos com pés enxutos, seja pelo caminho aberto no mar ou por termos caminhado sobre as águas!

O deserto com sol causticante durante o dia e noites frias ao extremo, são os caminhos para a nuvem protetora durante o dia e a coluna de fogo que aquece e mostra o caminho a seguir durante a noite!

A tempestade em alto mar, mesmo estando cumprindo a ordem do Mestre: passem para o outro lado, é o caminho para vermos Jesus caminhando sobre as aguas e vindo em nosso socorro, fazendo mar se acalmar e conduzindo-nos em segurança ao porto desejado!

JEOVAH-JIREH!

Este ano tem um lema em minha vida e ministério:

2011, ano da superação e da providencia!

– Superação dos limites, dos obstáculos e providencia divina para o estrondoso sucesso que veremos ao fazermos o balanço final em dezembro de 2011! Creio nisto!

POR MAIS QUE A MINHA FÉ TENHA QUE SER TESTADA OU PROVADA, VOU SEGUIR AVANTE E FIRME NAQUELE QUE ME CHAMOU, POIS NÃO HÁ DERROTAS OU FRACASSOS PERMANENTES PREVISTOS EM MINHA VIDA, POIS O QUE ME CHAMOU ESTÁ PRESENTE PRA ME CONDUZIR EM VITORIA E COM SEGURANÇA ATÉ O LAR!

Anúncios