MEU PASTOR, CURA A MINHA ALMA!

Salmo 23

Fazem uns 22 anos que venho olhando pra este salmo, sempre em épocas de escassez!

E vejo que temos aqui algo muito mais profundo que a simples provisão que na maioria das vezes ouvimos, quando se prega neste texto!

Os versículos 1 e 2, a mim me falam da Provisão física, da alimentação, do descanso físico, tão necessário para que tenhamos uma boa qualidade de vida!

Mas quero trabalhar e meditar com os amados nos versículos seguintes, pois vejo um grande projeto de Deus descrito neles para a reconstrução de nossa alma, que muitas vezes e na maioria das vezes está vivendo sob pressão e ataques do inimigo, vejamos o que podemos aprender neste salmo:

1. Refrigera-me a alma! – V.3

Imagina um dia de calor intenso, você morrendo de sede, aí você pega um copo de água geladinho, o copo suado, e toma! A sensação é maravilhosa! Penso que refrigério é isso: uma sensação maravilhosa de frescor e leveza! (Mis. Josilma Coelho Borges)

Somos atacados por sentimentos que nos atordoam e nos fazem sentir como se estivéssemos ressequidos! Ansiamos por algo que mude nossa situação, olhamos para todos os lados e nada vemos. Apenas areia e calor, estamos num deserto árido, não conseguimos ver nada além de areia! Não conseguimos raciocinar com lógica, tudo gira em torno de nosso momento ruim, todas as possibilidades que aventamos se diluem diante da impossibilidade que está impressa em nossa mente! Cansaço e dor! Ah! Se encontrássemos um oásis! Mesmo que fosse uma pequena fonte de água fresca e uns poucos pés de palmeiras pra nos dar sombra!

Precisamos do REFRIGÉRIO DO SENHOR!

Quais os caminhos usados pelo Senhor?

O salmista diz que o senhor vai nos guiar por caminhos de Justiça! Deus vai entrar em nossa causa e fazer justiça! Isto me assusta! Quando eu olho pra mim e vejo o quanto ando no erro, o quanto estou afastado de Deus, o quanto negligenciei seus conselhos! E o salmista vem me falar de justiça! Estou perdido! A única coisa que pode me acontecer se enfrentar um tribunal de Justiça neste momento é ser condenado! Sou culpado!

Mas a Justiça de Deus não é como a dos homens! A Justiça de Deus é perfeita e não tem brechas pra acordos!

Mas Deus providenciou um meio de ser justo e bondoso ao mesmo tempo! Em Cristo Deus não releva o pecado, antes o leva a condenação máxima! Diz o Senhor: A alma que pecar esta morrerá! Mas ele provê para si um cordeiro substituto! CRISTO! A morte de Cristo e sua consequente descida ao inferno, foi pra sofrer a minha condenação. Ele assumiu o meu lugar, ele satisfez a justiça divina que clama por condenação! Agora sou livre, tenho nova vida! Sou nova criatura! – Quando Deus fez justiça na minha causa, Jesus, assumiu os meus pecados, sofreu a minha morte, sofreu a minha condenação! Mas, Deus o ressuscitou dos Mortos e nele eu fui ressuscitado para uma nova Vida!

O Salmista falando do dia a dia, das lides e labores diários, prevê uma situação que se tem tornado comum a todos os seres humanos: O vale da Sombra da Morte! Um lugar onde a morte reina! A destruição jaz ao próximo passo! Mas o que nos ensina? O que nos diz?

2 – Vale da sombra da morte – A vara e o Cajado – V.4

Porque entrei no vale? O que é o meu vale? Como serei resgatado dele? O que é a vara? O que é o cajado?

  • será uma dupla referência ao poder da PALAVRA DE DEUS? (vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado)?

Várias são as interpretações, gosto daquela que diz que a vara é literalmente um instrumento de correção, ou seja, uma vara literal, pra açoitar a ovelha que tenta fugir ao controle do pastor, fazendo com que ela se enquadre no comportamento desejado para rebanho e que o cajado, seria aquela longa vara com uma curva, tipo cabo de guarda chuva, e que o pastor usava para resgatar a ovelha que caiu no precipício, como um gancho, o pastor retira a ovelha do lugar onde é impossível para o homem chegar!

Existe outra que usa o cajado pra condução e a vara seria um tacape que o pastor usava na defesa do rebanho, esta também é muito boa.

Mas Jesus deixa claro que o meio de Deus nos limpar e nos preparar para o serviço é a PALAVRA

A própria Palavra nos diz que ela é Refrigério (Salmista Davi)

Aí, tendo a dizer, que estando no vale da sombra da morte, não importa por qual motivo estou lá, se por descuido, se por teimosia, se por acidente, se fui lançado lá, não importa, a PALAVRA DO SENHOR estará presente me resgatando e me levando a um lugar seguro: O COLO DO SENHOR! Onde posso me reclinar e chorar minhas lamurias e ser consolado! Aleluia!

3 – Preparas-me uma mesa na presença dos meus inimigos! – V.5

Esta é uma figura que mostra o grande humor de Deus! Deus é muito bem humorado!

Meus inimigos querem me destruir, me atacam por todos os lados, forçam-me a entrar no vale da sombra da morte, acreditam que estou derrotado e só, acham que nunca mais me levantarei, “c´est fini”

A PALAVRA do Senhor me resgata, me refrigera, e o Senhor prepara um banquete pra mim, e senta-se comigo a mesa, conversamos, rimos, divertimo-nos, tomamos um bom vinho, comemos uma refeição fausta e deliciosa, temos momentos de intimidade e comunhão profunda e tudo isto onde? – NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS!

Eles terão que ver, sofrerão ao ver, ficarão decepcionados ao ver, mas infalivelmente verão: DEUS É MEU AMIGO E SENTA-SE A MESA DA COMUNHÃO COMIGO, isto significa que eles já perderam e agora estão diante desta realidade! É bom demais ver isto tudo! Meus inimigos terão, forçosamente, terão que ver minha intimidade com Deus e o carinho com que ele me trata!!!!!

Pode haver algo mais maravilhoso? Pode haver algo mais bem humorado!

Deus é realmente tremendo,

4 – Unges a minha cabeça com Óleo – V.5b

  • Esta unção o pastor de ovelhas nos desertos fazem com uma única finalidade: PROTEGER OS OUVIDOS DAS OVELHAS DAS MOSCAS VAREJEIRAS

Olha que paralelo maravilhoso: A UNÇÃO DE DEUS SOBRE MINHA CABEÇA PROTEGE MEUS OUVIDOS DAS SETAS QUE SATANÁS LANÇA EM MINHA MENTE!

Aqui pra mim fica clara a intenção de cura interior ou cura da alma como queira!

Eu e você, e de quebra, toda a humanidade vive em função do pensamento. Por mais que se tente, só mesmo os alienados não vivem assim! Nós somos o que pensamos!

Somos fruto daquilo que nossa mente processa no dia a dia, daquilo que ela assimila do meio ambiente, da cultura e dos relacionamentos.

Nossa cosmovisão é influenciada por quem? Infelizmente desde a queda de Adão, o grande gerador e reformador de culturas e cosmovisões tem sido nosso arqui inimigo!

Ele do nada produz na mente de um grupo que precisa eliminar as crianças deficientes, pois são estorvo para o progresso da comunidade!

Existe o caso de um povo indígena do Brasil, que matava o quarto filho, pra que a população pudesse subsistir e, com isso estava sendo extinta!

Veja o inimigo produziu na mente uma visão de preservação, mas, que na verdade, na prática estava levando a extinção!

  • 3 freiras católicas começaram a trabalhar com este povo e conseguiram mudar esta cosmovisão, ou seja, agora eles podem ter mais que 3 filhos, pois o universo é grande e tem lugar pra eles todos, hoje passados muitos anos a tribo está se recuperando e aumentou consideravelmente sua população!

Trazendo pra cidade, para aqueles que se dizem civilizados, o inimigo tratou de criar uma tremenda babel de cosmovisões antagônicas e às vezes irreconciliáveis.

Dentro da mesma família, cosmovisões opostas, porque foram influenciados por pessoas diferentes!

No casal cosmovisões diferentes levam a dor, desprezo e por fim a separação, isto satanás é mestre em fazer!

O Grande projeto de satanás sempre foi colocar os opostos juntos, pois isto causa destruição!

O que acontece quando se juntam os fios positivos e negativos na eletricidade?

Qual é o grande e sensacional projeto de satanás para a humanidade?

Bem, mas aí, JEOVÁ RAÁ entra em ação na minha e na sua vida!

UNGES-ME A CABEÇA COM ÓLEO

Protege a minha mente contra os ataques de satanás!

Posso conhecer a cosmovisão que o mundo oferece, posso até mesmo conhecer várias e viver dentro de várias comunidades ao mesmo tempo, mas a minha cabeça, a minha mente está protegida!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como ele protege? UNGINDO COM ÓLEO

O que é isso? Que óleo é este?

O óleo por toda a Bíblia é símbolo do Espírito Santo! (1 Jo 2.27 – a unção que Dele recebeste fica em vós e vos ensina todas as coisas!)

Esta unção nada mais é que a: REVELAÇÃO DA PALAVRA, em outra linguagem mais penteca PALAVRA RHEMA, palavra especial para mim!

Diga:

Deus tem uma palavra especial para mim, e ela me será revelada pelo ESPIRITO SANTO!

Intimidade com Deus e com o Espirito Santo (muita oração em línguas) me levará a revelação, à palavra RHEMA!

O Salmista diz: A exposição da sua palavra esclarece e dá luz aos simples!

Este texto é o meu grande alvo: Expor a palavra no poder do Espírito Santo, e aos simples, ou seja, com uma linguagem que todos entendam, mesmo o analfabeto e inculto!

Mas espera, agora vem o grande fecho, que pra mim é tremendo!

Bem e se depois de toda esta experiência eu falhar?

E se eu romper o escudo da unção e der ouvidos ao inimigo?

E se eu voltar ao vale da sombra da morte?

haverá lugar de arrependimento pra mim?

5 – Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida! – V.6

A bondade e a misericórdia me garantem um lugar de arrependimento e aceitação diante de Deus!!!!!!!!!!!!!!!

Pra encerrar, com chave de ouro: HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS!

Terei uma longa vida sobre esta terra, estarei sempre em comunhão com o Senhor, serei restaurados todas e tantas vezes que eu cair, mas estarei na casa do Senhor.

E por fim, a eternidade, ah! a eternidade, aí sim, pra sempre, sempre e sempre na Casa do Senhor, ao lado do Senhor vendo-o Face a Face assim como ele é!!!!!! AMÉM!

Pr Coura

