O ETERNO PROPÓSITO DE DEUS

Efésios 3.10-11

Para que agora, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, Nosso Senhor!

Como contexto imediato do texto que lemos, temos o capítulo 3 e de resto toda a Carta de Paulo aos Efésios, assim ao lermos, chegamos à conclusão de que o “eterno propósito” está na revelação de Cristo, ou seja, a Salvação de todos aqueles que crerem em Cristo!

Toda a Carta aos Efésios, fala da revelação do propósito de Deus e de quando e como este propósito foi realizado e nos diz que isto aconteceu na cruz e nos apresenta Jesus, O Cristo de Deus, e sua doação à Igreja, aliás, todo o ensino de Paulo fala a respeito disto: A humanidade, se tornando filha de Deus em Cristo Jesus e irmãos (da mesma espécie) de Jesus!

Paulo está falando do momento presente, não do futuro, ou seja, O Eterno propósito está revelado e cumprido!

O que Paulo está dizendo é: Deus já nos fez Santos, Deus já nos fez seus filhos, Deus já nos glorificou em Cristo, Deus já nos deu autoridade, sim a autoridade do poder da ressurreição de Cristo”!

Esta é a revelação que a igreja precisa para viver em vitória. Paulo está falando do direito legal, da conquista legal de Jesus, e nos chamando a trazer esta conquista e vitória para o campo do factual ou realidade física!

Com certeza o eterno propósito de Deus é restaurar a humanidade ao relacionamento inicial do éden, acrescido agora da realidade da filiação e não mais apenas criaturas e, isto Ele já fez, cabe a nós agora tornarmos esta verdade divina uma realidade em nossa vida!

Cristo Derrubou o muro da separação entre humanos e humanos e, também entre os humanos e Deus!

Vamos raciocinar: Em que momento Deus decidiu salvar o homem, o tornando seu filho, não apenas uma criatura? Pense um pouco no que a Bíblia diz sobre isso!

No propósito de Deus, quando Jesus foi crucificado?

O que João Batista disse a respeito de Jesus, quando o viu passar?

A Bíblia diz que Jesus é o Cordeiro de Deus que foi morto antes da criação do mundo! veja o que diz efésios 1.3-14 e Ap. 13.8

Então, podemos entender que tudo já estava previsto, antes da fundação do mundo, estava lá a nossa redenção e remissão dos nossos pecados, somos herdeiros e predestinados. Cristo já estava lá como cordeiro morto desde a fundação do mundo, então podemos concluir que esse é seu projeto eterno: reconciliação, redenção, remissão, salvação e resgate de sua propriedade.

É exatamente isto! Que maravilha! O versículo (10) que fala que os principados vão conhecer estas revelações através da igreja, pela simples razão de que os anjos bons e/ou maus são apenas criaturas e não são oniscientes e, este propósito estava no coração de Deus, ou seja, não estava revelado. Mas, vindo a plenitude (o momento determinado por Deus), Ele, Deus revelou seu eterno (imutável) propósito!

E conforme as revelações vão ficando explicitas os anjos bons e maus, vão tomando conhecimento, é por isso que satanás tenta antecipar todo e qualquer envolvimento mais profundo do ser humano com Deus, porque ele pode até imaginar o que vai acontecer, mas não tem certeza, não sabe o que Deus tem em mente neste relacionamento!

Esta teoria de satanás saber o que Deus quer da tua ou da minha vida, é errada, ele apenas deduz pelo que ele conhece através daquilo que já viu, aí tenta antecipar pra prejudicar nosso relacionamento, mas no coração de Deus tudo está resolvido!

Uma ilustração boa sobre isto é a do significado de “potencial”, ou seja, aquilo que se é, mas está latente, ainda não revelado.

Uma semente, na verdade não é apenas uma semente, mas uma grande floresta, pois foi isso que Deus planejou pra ela, se plantada em terra boa, produzirá uma árvore, que produzirá frutos, que terão sementes, que se prantadas em boa terra, produzirão árvores, etc. Assim quando eu tenho em minhas mãos uma semente, na verdade eu estou segurando uma floresta.

Em relação ao ser humano a mesma coisa: Deus nos presenteou com um destino e uma capacitação pra louvor de sua glória (isto é o nosso potencial), agora se vamos atingir isso, se vamos revelar quem somos, depende de nós e de nosso relacionamento com Deus!

Você e eu, fomos projetados por Deus pra sermos “gigantes” em sua obra! E isso aconteceu antes da fundação do mundo. Deus sabia que seu pai e sua mãe se uniriam e que desta união nasceriam filhos e entre eles você!

Sabia dos traumas, das lutas, dos enfrentamentos, da cultura, das possibilidades que seriam perdidas e das que seriam aproveitadas e em cima deste conhecimento ele “PROJETOU” a sua vida!

(Deus é aquele que primeiro vê como será o final, aí então ele começa a realizar! – Mylles Munroe)

Não temas, Satanás não sabe de tudo, ele é apenas uma criatura, todavia, já teve a revelação de muitos dos propósitos de Deus, que foram manifestos através da Igreja, e ainda vai conhecer muita coisa que Deus tem reservado a Igreja!

Todavia, como um bom adivinho, ele tenta antecipar procurando deduzir o que Deus vai fazer em sua ou na minha vida e como não pode ter certeza, ele tenta nos enganar e afastar do caminho e do propósito de Deus pra nossa vida, para com isso nos levar ao fracasso e até mesmo conseguir levar alguns para a condenação eterna, por não terem conhecido a Deus e se deixarem governar por ele, satanás.

Mas se nós firmarmo-nos na Palavra de Deus, teremos a revelação de seu propósito a cada dia, se nos tornarmos filhos de Deus pelo novo Nascimento e vivermos esta verdade em nosso dia a dia, seremos mais que vencedores. Este é o eterno propósito de Deus: Que você e eu sejamos seus filhos e irmãos de Jesus Cristo, de Nazaré!

 

Pr Coura

Anúncios