O Que define Religião?

 

Um Juiz no Rio de Janeiro deu uma definição um tanto quanto questionada, segundo ele, pra ser religião precisa ter um livro texto, um sistema hierárquico e um deus a ser venerado.

Causou a maior polêmica, pois disse isto ao negar provisão a um pedido do ministério público para que fosse retirado do youtube videos de igrejas evangélicas onde aparecem “atos e palavras que denigrem as religiões afro-brasileiras, como macumba, umbanda, etc”, e ao fazer esta afirmação ele dizia que estas religiões na verdade são “demonstrações da cultura afro-brasileira”!

Que ele está completamente errado todo e qualquer ser humano sabe disto, pois são na verdade religiões sim, pois religião é aquilo que o homem faz para se religar a seu deus e os rituais afro-brasileiros são exatamente isto.

Meu ponto aqui é uma outra discussão que deve ser travada à partir da constatação Judicial, que em breve haverá, pois foi impetrado um recurso contra a decisão do juiz, de que as “manifestações religiosas afro-brasileiras como macumba, umbanda, quimbanda, etc são reconhecidas como “religião” e devem ser respeitadas como tal  e, disto não resta a menor dúvida, a questão do ensino em escolas públicas da “cultura afro-brasileira” na qual está incluída toda esta questão de religiosidade.

Haverá por parte do Ministério da Educação o cuidado de separar as manifestações culturais neutras da religiosidade, dos costumes religiosos afro-brasileiros? ou vamos então diante da afirmação, e isto é verdadeiro, que a religião faz parte da cultura, exigir espaço na formulação de uma matéria escolar a respeito da religião cristã?

Quem viver verá!
Pastor Paulo Coura!

#Religião

Anúncios