NOSSO GOVERNO É RUIM, INCOMPETENTE, CORRUPTO, CONIVENTE COM A CORRUPÇÃO E …… QUE POSSO FAZER? O QUE DEVO FAZER?

Nos últimos meses tenho recebido em minhas redes sociais centenas de mensagens falando sobre corrupção, atitudes erradas, crimes, etc, todos eles cometidos, segundo estas mensagens, por integrantes do governo ou seus aliados.

Escândalos como o da Petrobrás estão sendo investigados e muitos sendo indiciados, temos a tal delação premiada e com isso um mar de lama e cifras enormes são apresentadas como desviadas dos cofres públicos, empresários sendo presos e suas relações corruptas com o governo e órgãos estatais estão sendo expostas e causando perplexidade pelos altos valores que têm sido desviados de obras públicas com finalidades politiqueiras e escusas.

Parte da população permanece como que anestesiada e não demonstram qualquer reação diante das notícias escandalosas que estão sendo propagadas, um número cada vez mais alto de brasileiros têm demonstrado sua insatisfação em posts nas redes sociais.

Tenho um número de amigos virtuais limitado, mas já ultrapassa os 1.500, mesmo assim minha caixa de mensagens está repletas destas acusações, xingamentos e outras coisas menos polidas. A maioria de meus amigos virtuais são cristãos, uns católicos e outros evangélicos de todas as denominações, e indistintamente quase a totalidade destes amigos têm postado sua revolta contra o atual estado em que se encontra esta nação!

Depois de receber muitas mensagens e vídeos decidi escrever esta reflexão sobre a atitude que temos tomado frente à corrupção crescente e a falta de justiça em que vivemos!

Em primeiro lugar, O que posso fazer quanto a isto?

Como cidadão de duas pátrias: a Celeste e a Terrestre chamada Brasil, posso e devo me revoltar com esta situação, posso e devo demonstrar minha revolta com esta situação usando todos os meios que possua em mãos: posts nas redes sociais, participar de manifestação, criticar a todo instante e em toda oportunidade, este governo que se afoga em sua própria lama de corrupção. posso gritar por impeachment, posso pedir por intervenção militar, etc, posso ser duro e até mesmo rude com as palavras, posso ser sarcástico ou até mesmo desrespeitoso. Claro que posso! Sou um cidadão brasileiro! não sou um bobo da coorte, não sou palhaço e nem mesmo um sequelado que não conhece seus direitos! Sou Cidadão! Tenho direito à VOZ E VOTO, quero mudança para melhor em minha pátria terrestre!

Esta tem sido a atitude de um grande grupo de brasileiros que sentem-se enganados, frustrados, roubados e tratados como massa de manobra!

Em segundo lugar, O que devo fazer quanto a isto?

Sou um cidadão de duas Pátrias, a celeste e a terrestre,todavia, a que prevalece é a celeste, pois esta cidadania é eterna. A cidadania celestial me outorga direitos e impõe deveres, regras de conduta que vão até ao meu vocabulário e modo de pensar e agir!

Somos sabedores que existem três reinos em atividade neste mundo: O Reino de Deus, O Reino dos Homens e O Reino das Trevas. As questões politico-administrativas terrestres estão dentro do Reino dos Homens. Sabemos também que o Reino dos Homens sofre influências dos outros dois reinos, assim o governo civil estará influenciado por um dos dois, nunca os dois ao mesmo tempo, depende da influência a que está submetida a pessoa humana investida de autoridade. Se nosso governo é exercido por pessoas influenciadas pelo Reino de Deus, viveremos debaixo das regras e leis divinas, se todavia, nosso governo é exercido por pessoas influenciadas pelo Reino das Trevas, viveremos debaixo de regras e leis das Trevas (satânicas).

Jesus nos redimiu, perdoou e nos ressuscitou para uma nova vida com Deus, Esta vida com Deus não está separada de nossa vida no Reino dos homens, ou seja, somos cidadãos do Reino de Deus vivendo nossa nova vida dentro do Reino dos homens. Nossas atitudes, nossos pensamentos e nossas palavras devem ser as do Reino de Deus, não devemos colocar nossa vida espiritual numa prateleira quando vamos ao trabalho, ao lazer, às redes sociais e assumirmos uma vida secular influenciada pelo reino das trevas em nosso modo de agir, pensar ou falar! Não somos seculares durante um período e espirituais em outros. Somos espirituais 24 horas por dia, devemos pensar, falar e agir como espirituais, filhos de Deus, embaixadores do Reino de Deus, pois é isso que somos!

Chegamos a uma encruzilhada! Tudo o que está acontecendo nos revolta, somos um povo que ama a justiça e o que está havendo nesta nação nem se parece com justiça! como agir? qual deve ser minha postura diante de tudo isto?

A Bíblia, nossa regra de fé e conduta, nos mostra algumas coisas. Romanos 13.1-7 nos chama à submissão à autoridade, diz-nos que as autoridades existentes foram ordenadas por ele (autoridade aqui deve ser entendida como a função que deve ser exercida, não a pessoa), assim quem resiste à autoridade, resiste a Deus! Assim nossa postura não pode e não deve ser a de “amaldiçoar” a pessoa que está exercendo a autoridade, ainda que de maneira errada, ditatorial ou mesmo corrupta. Podemos e devemos nos “revoltar” contra a injustiça, e como somos cidadãos terrestres, exercermos o nosso direito de posicionar contra.

Aqui no Brasil temos uma democracia representativa, isto nos torna, os cidadãos comuns, reféns dos deputados e senadores que elegemos com nosso voto. São eles, os deputados e senadores, que podem por um fim nesta situação, então, de nada adianta xingar, desrespeitar, desejar a morte ou mesmo amaldiçoar a pessoa investida de autoridade presidencial, a pressão deve ser feita ao congresso, os clamores e exigências de mudança devem ser feitas àqueles que detém a autoridade legal para exigir explicações e até mesmo decretar o impeachment da Presidente. Cabe aos promotores, procuradores da justiça, denunciarem os corruptos entre os deputados, senadores, funcionários das estatais e empresários ou qualquer outro elemento que tenha participado das falcatruas contra ao erário público.

Paulo escrevendo à Timóteo diz: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis (presidentes) e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2.1-4). Esta deve ser a atitude do Cidadão do Reino de Deus que vive no Reino dos Homens.

Você meu leitor que é um Cristão, que sabe que você é um cidadão de duas Pátrias, qual tem sido a tua atitude diante de tudo isto? Você que está revoltado com a situação tem procurado  as vias legais para lutar contra isto? tem escrito aos deputados e senadores? Tem participado de manifestações pacíficas pedindo solução? e acima de tudo, tem orado pela presidente, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, juízes, promotores, em fim, tens orado por todos os homens? ou tem apenas se manifestado nas redes sociais às vezes com frases um tanto disforme do palavreado do Reino de Deus?

Como Paulo, quero convocar a IGREJA do Senhor JESUS para orar pelo Brasil, pelas autoridades de todos os níveis: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Orar por conversões das pessoas que estão envolvidas nestes escândalos, orar para que esta nação realmente seja dirigida por pessoas influenciadas pelo Reino de Deus e suas leis!

Pr. Paulo Coura

IPRNavirai-ms

Anúncios