Aos Mestres entre nós

Este são trechos do discurso que fiz no dia da Formatura em Pedagogia das irmãs Riqueli e Rafaela:

A providência divina me concede hoje a feliz oportunidade de falara um grupo de formadas na área da pedagogia!

Do Grego: Pedagogós, cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz.

Nos meus tempos de estudante, ano 1967, quando iniciei o GRUPO ESCOLAR, minha primeira professora foi a dona Nilza, depois vieram outros e  muitos ainda estão marcados em minha memória: Adélia, Luizão, Silvio, Sadako,Valdomiro, Mário Pimpinatti, Gilberto Pimpinatti e outros!

O Professor marca para toda a vida o seu discípulo!

Jesus foi um grande professor, na verdade foi um formador de professores!

Hoje, exerço uma função que exige de mim esforços na função de pedagogo, pois tenho que ensinar ao rebanho que Deus me permite pastorear e formar novos líderes para este rebanho!

Profa. Amélia Hamze disse:

A arte de ensinar é uma tarefa difícil demais para que alguém se envolva nela por comodismo, falta de fato melhor, ou porque é preciso auferir ganhos.

A pedagogia exige daquele que a exerce dedicação e amor incondicional!

Infelizmente muitos tem procurado a formação na área pedagógica apenas como profissional, apenas como um ramo de onde pode tirar o sustento de sua família.

Todavia, os bons, verdadeiros e vocacionados pedagogos dedicam-se com esmero e carinho, pois sabem de deles dependem os futuros líderes desta cidade, deste estado e desta nação!

Espero e oro ao Deus eterno que estejam diante de mim verdadeiros pedagogos!

Naviraí em breve conhecerá uma mudança radical em sua educação, pois novos e comprometidos pedagogos estão prontos para influenciarem positivamente a vida das crianças, adolescentes e jovens que estará sob seus cuidados na área educacional!

A Bíblia diz: Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)

Amadas pedagogas e pedagogos, futuras professores:

Vocês receberão dos pais uma procuração, não escrita mas, implícita, para educarem seus filhos, que vocês o façam tendo em mente o que disse o Rei Salomão, considerado o homem mais sábio de todos os tempos: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. (Provérbios 1:7).

Quero estender estas palavras a todos os que estão ministrando e ensinando em nossa igreja, àqueles que dedicam com carinho e amor ao ensino de nossas crianças, Adolescentes, Jovens e adultos!

Deus vos chamou e capacitou e irá aperfeiçoar a obra em vós, fiquem firmes!

